terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Freguesia de Oliveirinha



História

O nome de Oliveirinha foi dado devido à tradição que dizem os antigos, que esta área foi toda deserta. Os viajantes do sul teriam que passar por lá em meios de locomoção e as antigas povoações Romanas, Águeda e Talábriga, auxiliava-os como ponto de referência uma oliveira, situada no actual mercado, onde recuperavam as forças. E há quem diga que esta oliveira estava plantada onde hoje é a igreja Matriz.


Património






Igreja de Santo António (matriz)






Capela das Quintãs





Cruzeiro






Tradições e festividades





Visita pascal

A Páscoa é uma época cheia de tradições e costumes que passam de pais para filhos. É conhecida como Domingo da Ressurreição, é uma festa religiosa que celebra a ressurreição de Jesus que ocorreu três dias depois da sua crucificação. Em Portugal temos vários costumes associados a esta época. Nesta altura é costume limpar-se muito bem as casas para receber o Compasso (Visita Pascal), que é uma visita do padre a cada casa para abençoar o lar e todos os que lá vivem.
E nesta visita onde o padre percorre as ruas, também há os diáconos, que são como o padre mas não podem fazer certas coisas que o padre faz e participam na visita pascal porque o padre não consegue ir a todas as casas e ambos vão com a cruz.



Gastronomia




Ovos moles





Caldeirada de enguias




Regueifa




Folar do Vale de Ílhavo





Raia com molho de pitau






Espetadas de mexilhão






Chanfana de borrego
















                        

Sem comentários:

Enviar um comentário