terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Freguesia de Oliveirinha



História

O nome de Oliveirinha foi dado devido à tradição que dizem os antigos, que esta área foi toda deserta. Os viajantes do sul teriam que passar por lá em meios de locomoção e as antigas povoações Romanas, Águeda e Talábriga, auxiliava-os como ponto de referência uma oliveira, situada no actual mercado, onde recuperavam as forças. E há quem diga que esta oliveira estava plantada onde hoje é a igreja Matriz.


Património






Igreja de Santo António (matriz)






Capela das Quintãs





Cruzeiro






Tradições e festividades





Visita pascal

A Páscoa é uma época cheia de tradições e costumes que passam de pais para filhos. É conhecida como Domingo da Ressurreição, é uma festa religiosa que celebra a ressurreição de Jesus que ocorreu três dias depois da sua crucificação. Em Portugal temos vários costumes associados a esta época. Nesta altura é costume limpar-se muito bem as casas para receber o Compasso (Visita Pascal), que é uma visita do padre a cada casa para abençoar o lar e todos os que lá vivem.
E nesta visita onde o padre percorre as ruas, também há os diáconos, que são como o padre mas não podem fazer certas coisas que o padre faz e participam na visita pascal porque o padre não consegue ir a todas as casas e ambos vão com a cruz.



Gastronomia




Ovos moles





Caldeirada de enguias




Regueifa




Folar do Vale de Ílhavo





Raia com molho de pitau






Espetadas de mexilhão






Chanfana de borrego
















                        

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Sentimentos

Não consigo explicar certos sentimentos que tenho e cada vez são mais intensos… Eu sinto que tenho um vazio enorme no meu peito, que por mais anos que passem, nunca se vai preencher por completo… haverá sempre um espaço aberto.
Tantas ilusões, tantas desilusões, falsas amizades que acabaram por enfraquecer o meu coração e a minha alma… e já não há nada nem ninguém que consiga fortalecê-los. É desgastante como as pessoas nos tratam, com aquela insignificância toda, como se fossemos de pedra, se não tivéssemos coração… como elas. Temos de ser corajosos e capazes de seguir em frente, não vale a pena pensar no passado nem em querer remendá-lo.