O nome de Oliveirinha foi dado devido à tradição que dizem os antigos, que esta área foi toda deserta. Os viajantes do sul teriam que passar por lá em meios de locomoção e as antigas povoações Romanas, Águeda e Talábriga, auxiliava-os como ponto de referência uma oliveira, situada no actual mercado, onde recuperavam as forças. E há quem diga que esta oliveira estava plantada onde hoje é a igreja Matriz.
Património
Igreja de Santo António (matriz)
Capela das Quintãs
Cruzeiro
Tradições e festividades
Visita pascal
A Páscoa é uma época cheia de tradições e costumes que passam de pais para filhos. É conhecida como Domingo da Ressurreição, é uma festa religiosa que celebra a ressurreição de Jesus que ocorreu três dias depois da sua crucificação. Em Portugal temos vários costumes associados a esta época. Nesta altura é costume limpar-se muito bem as casas para receber o Compasso (Visita Pascal), que é uma visita do padre a cada casa para abençoar o lar e todos os que lá vivem.
E nesta visita onde o padre percorre as ruas, também há os diáconos, que são como o padre mas não podem fazer certas coisas que o padre faz e participam na visita pascal porque o padre não consegue ir a todas as casas e ambos vão com a cruz.
Gastronomia
Ovos moles
Caldeirada de enguias
Regueifa
Folar do Vale de Ílhavo
Raia com molho de pitau
Espetadas de mexilhão